4. Alho

Vários estudos mostram uma associação entre o aumento do consumo de alho e uma redução do risco de certos cancros, incluindo cancro do estômago, cólon, esófago, pâncreas e mama.
De acordo com o Instituto Nacional do Cancro, uma análise de dados de sete populações mostrou que quanto maior a quantidade de alho cru e cozido consumido, menor o risco de cancro do estômago e colorrectal. Estudos de laboratório mostram que os compostos de alho ajudam a reparar o ADN, retardar o crescimento de células cancerosas e reduzir a inflamação. Cada dente de alho é embalado com uma variedade de fitoquímicos como os flavonóides, que também são encontrados nos mirtilos e que foram bem estudados pelas suas propriedades anti-cancerígenas.
As directrizes da Organização Mundial de Saúde para promover a saúde geral em adultos são uma dose diária de duas a cinco gramas de alho fresco (cerca de um dente) ou 0,4 a 1,2 g de alho em pó seco. O alho é uma óptima maneira de saborear os seus pratos. Adicione-o a sopas ou guisados, molhos para salada e pratos de carne e vegetais.